Quem somos

O time de sócios da Macro Capital possui, em sua maioria, entre 20 e 30 anos de experiência no mercado financeiro. A complementaridade dessas experiências e o compartilhamento de valores e princípios sólidos norteiam nossa empresa.

Princípios

Cultura meritocrática

Profissionalismo, integridade, disciplina, ética e busca por excelência

Trabalho em equipe e constante aprimoramento profissional

Dedicação, transparência e compromisso com os investidores, com foco no relacionamento de longo prazo

Equipe

O núcleo da empresa é sua equipe, com permanente busca por excelência, incentivo à inovação e com diálogo constante em um ambiente desafiador e meritocrático. Nosso time possui alta qualidade profissional e técnica, combinando experiência, comprometimento, espírito de equipe e empreendedorismo.

Nilson Teixeira
CIO

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Credit Suisse (Brasil) por 18 anos, tendo sido economista-chefe a partir de 2004, M.D. da instituição e membro do comitê-executivo no Brasil a partir de 2006. Trabalhou em outras instituições financeiras, como o Chase Manhattan e o Fonte Cindam, onde foi economista-chefe nos dois bancos. Antes disso, foi funcionário do BNDES, onde ingressou por concurso público em 1986, tendo ocupado funções como gerente de risco e analista de projetos. Anteriormente, foi engenheiro da Otis Elevadores entre 1984 e 1986.Tem Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, mestrado em economia pela PUC-RJ, graduação em engenharia mecânica pela UFRJ e graduação em economia pela UERJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

André Madarás
Gestão Taxa de Juros e Moedas

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Banco Citibank entre 1995 e 1997 e depois entre 2010 e 2020, tendo sido responsável, nesse último período, pela Mesa Trading Brasil de Juros e Moedas e como Diretor de Investimentos da CitiPrevi. Antes disso, trabalhou no Banco Itaú BBA e Banco Itaú entre 1997 e 2010, como Head Trader de Renda Fixa local e Head da Mesa Proprietária. Anteriormente, trabalhou no Banco Crefisul entre 1988 e 1995 com Trader de Renda Fixa local. Possui MBA em Finanças pelo Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP. Possui CPA 20.

Gustavo Reis
Gestão Global Taxa de Juros e Moedas

Com 20 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou em Londres como economista de Europa pela Lehman Brothers entre 2005 e 2008, e como economista de Estados Unidos no Barclays Wealth entre 2008 e 2011. Em Nova York, foi economista global sênior no Bank of America Merrill Lynch entre 2011 e 2015. De volta ao Brasil, foi sócio e estrategista global na Leste Global Investments entre 2016 e 2019. Antes disso, trabalhou no Banco Pactual como economista focado em Brasil entre 2000 e 2003.  Tem mestrado em econometria e economia matemática pela London School of Economics and Political Science, mestrado em economia pela EPGE-FGV, e graduação em economia pela UFRJ. Possui CGA Anbima.

Marcos Castilho
Gestão Renda Variável

Experiência de mais de 10 anos na gestão e análise de risco de crédito corporativo em agências e seguradoras oficiais de crédito à exportação (ECAs) do Brasil como SBCE e ABGF, onde foi responsável pelas áreas de operações, análise de risco, sinistros e atuária. Antes disso, trabalhou por 6 anos nas áreas de tesouraria e risco de empresas como Gol Linhas Aéreas e Lojas Americanas. Tem pós graduação em Administração Financeira pelo INSPER, especialização em Finanças pelo COPPEAD / UFRJ  e graduação em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Possui certificação CFA.

Leonardo Fonseca
Gestão Quantitativa

Com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Credit Suisse (Brasil) por 11 anos, tendo sido economista-chefe de 2018 a 2020 e economista sênior de 2010 a 2017, bem como membro do Comitê de Investimentos da América Latina. Possui Ph.D. e mestrado em economia pela EPGE – Fundação Getúlio Vargas e graduado em economia pela PUC-RJ. Também possui formação em análise quantitativa pelo Advanced Risk and Portfolio Management (ARPM).

Tiago Negreira
Macroeconomia e Análise Quantitativa

Foi economista no Banco Mundial entre 2019 e 2021, responsável por acompanhamento de cenário doméstico, projeção de atividade econômica e diagnóstico fiscal de entes subnacionais. Possui mestrado em economia pela PUC-Rio (2018) e graduação em economia pela FGV-EESP (2015).

Caio Bassote
CRO

Com mais de 8 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou em grandes bancos como Itaú Unibanco, BNP Paribas e Goldman Sachs sendo responsável pelo gerenciamento de risco operacional e controles internos dos departamentos de tecnologia, segurança da informação, wealth management e global markets. É graduado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), possui certificação PQO Operacional (B3) e é candidato ao programa de certificação internacional Financial Risk Management (GARP).

Lygia Mello
Administrativo

Com mais de 3 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou da Vinci Partners, onde por dois anos atuou nas áreas de Private Equity, Real Estate e por 1 ano e meio em Wealth Management e Advisory. Possui extensão em Educação Executiva com ênfase em Ética Empresarial pela FGV-SP e graduação em Publicidade na Universidade Nove de Julho.

Mauro Bergstein
CEO

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio na Wright Capital Gestão de Patrimônio entre 2015 e 2018, tendo sido membro do comitê de investimentos e um dos responsáveis pela parte comercial. Foi sócio fundador da KPG Consultoria de Investimentos de 2013 a 2015, empresa responsável pela distribuição de fundos globais. Trabalhou no banco Credit Suisse (Brasil) e no Banco de Investimentos Garantia por 22 anos, tendo sido Head do Credit Suisse Asset Management entre 2002 e 2012, M.D. da instituição e participante do comitê-executivo no Brasil a partir de 2003. No Garantia, foi gestor de fundos de renda fixa internacional, trader proprietário e sales institucional. Tem graduação em economia pela PUC-RJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Marcelo Mazzaferro
Gestão Taxa de Juros e Moedas

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Banco Itaú BBA por 21 anos até março de 2021. Foi Superintendente responsável pela Mesa Banking e pela gestão das carteiras estruturais do Itaú. Sua área era responsável pela carteira doméstica da maior parte das operações em reais do balanço da instituição e por duas equipes dedicadas à gestão das operações em moeda estrangeira do balanço e operações de hedge dos investimentos no exterior do Itaú. Foi também responsável pela criação da mesa “Quant” na Tesouraria Institucional. Trabalhou no Banco Sogeral e Price Waterhouse. Possui Bacharelado em Administração de Empresas pela FEA-USP e Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras pela PUC-SP. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Priscila F. de Araújo
Gestão Renda Variável

Com mais de 20 anos de experiência em gestão de recursos, Priscila foi uma das sócias fundadoras da Hogan Investimentos (previamente denominada Victoire Investimentos), onde entre 2005 e 2020 foi gestora dos fundos long short e long biased, assim como fez análise de ações de companhias da América Latina. Antes disso, trabalhou por 5 anos no Citigroup (nas unidades de Asset Management e Private Bank), atuando como gestora de fundos e membro do Comitê de Investimentos. Possui experiências prévias também no Banco BBVA e Itaú Bankers Trust (IBT), na gestão de fundos de renda fixa e no relacionamento com investidores. Priscila é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec/INSPER. Certificada CFA, é também membro da board da Fundação Visconde de Porto Seguro. Possui CGA Anbima e é administradora de carteiras autorizada pela CVM.

Pedro Conrado
Gestão Renda Variável

Trabalhou no Banco Bradesco de Investimentos em 2020 como analista júnior de ações cobrindo os setores de Health Care e Educação. Possui graduação em Administração de Empresas pelo Insper.

Rodrigo Fernandes
Gestão Quantitativa

Economista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou como consultor na área de negócios FCRC (Financial Commodities Risk Consulting) da Management Solutions Brasil com projetos em inteligência de mercado, consultoria de negócios e análise de dados. Conta com experiência no desenvolvimento de pesquisas quantitativas, modelagem econométrica e previsão estatística pelo ESALQ-LOG/USP.

Robison Francisco
Macroeconomia e Análise Quantitativa

É doutorando em economia pelo Insper. Atuou como professor monitor do Insper em cursos de macroeconomia e econometria na graduação e na pós-graduação entre 2019 e 2021. Trabalhou na equipe econômica da gestora do Credit Suisse Hedging-Griffo entre 2013 e 2014 fazendo o acompanhamento dos cenários doméstico e internacional. Possui graduação (2014) e mestrado (2017) em economia pela FEA-USP.

Italo Henriques
COO

Com mais de 7 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou na Hemisfério Sul Investimentos entre 2017 e 2021, sendo responsável pelo middle office e risco dos fundos de crédito. Entre 2016 e 2017, contribuiu com o time da Crédito & Mercado como analista de investimentos, onde iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2014, tendo atuado nas áreas administrativa, back office e consultoria. Tem especialização em Finanças pelo Insper e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Católica de Santos. Possui as certificações CPA-20 (ANBIMA) e PQO Operacional (B3).

Equipe

O núcleo da empresa é sua gente, com permanente busca por excelência, incentivo à inovação e com diálogo constante em um ambiente desafiador e meritocrático. Nosso time possui alta qualidade profissional e técnica, combinando experiência, comprometimento, espírito de equipe e empreendedorismo.

Nilson Texeira
CIO

Com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Credit Suisse (Brasil) por 18 anos, tendo sido economista-chefe a partir de 2004, M.D. da instituição e membro do comitê-executivo no Brasil a partir de 2006. Trabalhou em outras instituições financeiras, como o Chase Manhattan e o Fonte Cindam, onde foi economista-chefe nos dois bancos. Antes disso, foi funcionário do BNDES, onde ingressou por concurso público em1986, tendo ocupado funções como gerente de risco e analista de projetos. Anteriormente, foi engenheiro da Otis Elevadores entre 1984 e 1986.Tem Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, mestrado em economia pela PUC-RJ, graduação em engenharia mecânica pela UFRJ e graduação em economia pela UERJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Mauro Bergstein
CEO

Com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio na Wright Capital Gestão de Patrimônio entre 2015 e 2018, tendo sido membro do comitê de investimentos e um dos responsáveis pela parte comercial. Foi sócio fundador da KPG Consultoria de Investimentos de 2013 a 2015, empresa responsável pela distribuição de fundos globais. Trabalhou no banco Credit Suisse (Brasil) e no Banco de Investimentos Garantia por 22 anos, tendo sido Head do Credit Suisse Asset Management entre 2002 e 2012, M.D. da instituição e participante do comitê-executivo no Brasil a partir de 2003. No Garantia, foi gestor de fundos de renda fixa internacional, trader proprietário e sales institucional. Tem graduação em economia pela PUC-RJ. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

André Madarás
Gestão Taxa de Juros e Moedas

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Banco Citibank entre 1995 e 1997 e depois entre 2010 e 2020, tendo sido responsável, nesse último período, pela Mesa Trading Brasil de Juros e Moedas e como Diretor de Investimentos da CitiPrevi. Antes disso, trabalhou no Banco Itaú BBA e Banco Itaú entre 1997 e 2010, como Head Trader de Renda Fixa local e Head da Mesa Proprietária. Anteriormente, trabalhou no Banco Crefisul entre 1988 e 1995 com Trader de Renda Fixa local. Possui MBA em Finanças pelo Insper e graduação em Administração de Empresas pela PUC-SP. Possui CPA 20.

Marcelo Mazzaferro
Gestão Taxa de Juros e Moedas

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Banco Itaú BBA por 21 anos até março de 2021. Foi Superintendente responsável pela Mesa Banking e pela gestão das carteiras estruturais do Itaú. Sua área era responsável pela carteira doméstica da maior parte das operações em reais do balanço da instituição e por duas equipes dedicadas à gestão das operações em moeda estrangeira do balanço e operações de hedge dos investimentos no exterior do Itaú. Foi também responsável pela criação da mesa “Quant” na Tesouraria Institucional. Trabalhou no Banco Sogeral e Price Waterhouse. Possui Bacharelado em Administração de Empresas pela FEA-USP e Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras pela PUC-SP. É administrador de carteiras autorizado pela CVM e possui CGA ANBIMA.

Gustavo Reis
Gestão Global Taxa de Juros e Moedas

Com 20 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou em Londres como economista de Europa pela Lehman Brothers entre 2005 e 2008, e como economista de Estados Unidos no Barclays Wealth entre 2008 e 2011. Em Nova York, foi economista global sênior no Bank of America Merrill Lynch entre 2011 e 2015. De volta ao Brasil, foi sócio e estrategista global na Leste Global Investments entre 2016 e 2019. Antes disso, trabalhou no Banco Pactual como economista focado em Brasil entre 2000 e 2003.  Tem mestrado em econometria e economia matemática pela London School of Economics and Political Science, mestrado em economia pela EPGE-FGV, e graduação em economia pela UFRJ. Possui CGA Anbima.

Priscila F. de Araújo
Gestão Renda Variável

Com mais de 20 anos de experiência em gestão de recursos, Priscila foi uma das sócias fundadoras da Hogan Investimentos (previamente denominada Victoire Investimentos), onde entre 2005 e 2020 foi gestora dos fundos long short e long biased, assim como fez análise de ações de companhias da América Latina. Antes disso, trabalhou por 5 anos no Citigroup (nas unidades de Asset Management e Private Bank), atuando como gestora de fundos e membro do Comitê de Investimentos. Possui experiências prévias também no Banco BBVA e Itaú Bankers Trust (IBT), na gestão de fundos de renda fixa e no relacionamento com investidores. Priscila é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec/INSPER. Certificada CFA, é também membro da board da Fundação Visconde de Porto Seguro. Possui CGA Anbima e é administradora de carteiras autorizada pela CVM.

Marcos Castilho
Gestão Renda Variável

Experiência de mais de 10 anos na gestão e análise de risco de crédito corporativo em agências e seguradoras oficiais de crédito à exportação (ECAs) do Brasil como SBCE e ABGF, onde foi responsável pelas áreas de operações, análise de risco, sinistros e atuária. Antes disso, trabalhou por 6 anos nas áreas de tesouraria e risco de empresas como Gol Linhas Aéreas e Lojas Americanas. Tem pós graduação em Administração Financeira pelo INSPER, especialização em Finanças pelo COPPEAD / UFRJ  e graduação em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Possui certificação CFA.

Pedro Conrado
Gestão Renda Variável

Trabalhou no Banco Bradesco de Investimentos em 2020 como analista junior de ações cobrindo os setores de Health Care e Educação. Possui graduação em Administração de Empresas pelo Insper.

Leonardo Fonseca
Gestão Quantitativa

Com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou no Credit Suisse (Brasil) por 11 anos, tendo sido economista-chefe de 2018 a 2020 e economista sênior de 2010 a 2017, bem como membro do Comitê de Investimentos da América Latina. Possui Ph.D. e mestrado em economia pela EPGE – Fundação Getúlio Vargas e graduado em economia pela PUC-RJ. Também possui formação em análise quantitativa pelo Advanced Risk and Portfolio Management (ARPM).

Rodrigo Fernandes
Gestão Quantitativa

Economista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou como consultor na área de negócios FCRC (Financial Commodities Risk Consulting) da Management Solutions Brasil com projetos em inteligência de mercado, consultoria de negócios e análise de dados. Conta com experiência no desenvolvimento de pesquisas quantitativas, modelagem econométrica e previsão estatística pelo ESALQ-LOG/USP.

Tiago Negreira
Macroeconomia e Análise Quantitativa

Foi economista no Banco Mundial entre 2019 e 2021, responsável por acompanhamento de cenário doméstico, projeção de atividade econômica e diagnóstico fiscal de entes subnacionais. Possui mestrado em economia pela PUC-Rio (2018) e graduação em economia pela FGV-EESP (2015).

Robison Francisco
Macroeconomia e Análise Quantitativa

É doutorando em economia pelo Insper. Atuou como professor monitor do Insper em cursos de macroeconomia e econometria na graduação e na pós-graduação entre 2019 e 2021. Trabalhou na equipe econômica da gestora do Credit Suisse Hedging-Griffo entre 2013 e 2014 fazendo o acompanhamento dos cenários doméstico e internacional. Possui graduação (2014) e mestrado (2017) em economia pela FEA-USP.

Italo Henriques
COO

Com mais de 7 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou na Hemisfério Sul Investimentos entre 2017 e 2021, sendo responsável pelo middle office e risco dos fundos de crédito. Entre 2016 e 2017, contribuiu com o time da Crédito & Mercado como analista de investimentos, onde iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2014, tendo atuado nas áreas administrativa, back office e consultoria. Tem especialização em Finanças pelo Insper e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Católica de Santos. Possui as certificações CPA-20 (ANBIMA) e PQO Operacional (B3).

Caio Bassote
CRO

Com mais de 8 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou em grandes bancos como Itaú Unibanco, BNP Paribas e Goldman Sachs sendo responsável pelo gerenciamento de risco operacional e controles internos dos departamentos de tecnologia, segurança da informação, wealth management e global markets. É graduado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), possui certificação PQO Operacional (B3) e é candidato ao programa de certificação internacional Financial Risk Management (GARP).

Lygia Mello
Administrativo

Com mais de 3 anos de experiência no mercado financeiro, trabalhou da Vinci Partners, onde por dois anos atuou nas áreas de Private Equity, Real Estate e por 1 ano e meio em Wealth Management e Advisory. Possui extensão em Educação Executiva com ênfase em Ética Empresarial pela FGV-SP e graduação em Publicidade na Universidade Nove de Julho.

Filosofia de gestão de recursos

Estratégias orientadas pela construção de cenários e suportadas por modelos estatísticos que relacionam os fundamentos da economia ao comportamento dos preços dos ativos financeiros.

Construção de carteira diversificada, com alocação do risco por tese de investimento, visando a maximização da performance.

Posições estruturais combinadas com posições táticas de curto prazo.

Forte controle de risco com implementação de estratégias de proteção da carteira para cenários alternativos.

Filosofia de gestão de recursos

Controle de Risco

Área independente da gestão de investimentos

Modelagem e definição de parâmetros e limites de enquadramento dos fundos

Sistemas proprietários e terceirizados

Análise rigorosa e em tempo real dos riscos de mercado e de liquidez

Monitoramento e controle dos  riscos operacionais e regulatórios

Controle de Risco

Políticas

Documentos disponíveis para download